Fiquei tão chocada em saber que o Google tem só 10 anos (eu sabia que tinha pouc tempo. Mas não imaginava que era tão pouco!) que fiz um artigo pro estágio.
É bom poder escrever sobre o que der na telha... Desde que seja educativo, claro...
Aí vai:
Google completa 10 anos
Um gigante completa dez anos. O Google, empresa criada por dois estudantes, é hoje a maior da internet! A primeira sede, em uma garagem alugada, há muito tempo ficou para trás, e os 6 empregados se transformaram em 20 mil. Larry e Sergey, os “pais” da empresa, jamais poderiam imaginar que sua criação se transformaria no que é hoje, com valor de mercado que chega a US$ 650 bilhões e já ameaça a participação de outras gigantes da área como Microsoft e Apple.
O Google nosso de cada dia
Você conseguiria passar um dia pela internet e ficar longe do Google? Provavelmente não. A empresa se “espalhou” no território virtual da internet de tal forma que estamos quase sempre nos relacionando com ela, seja busca, pelo Gmail, Blogger e, principalmente no Brasil, o Orkut!
Ao longo dos anos, o que era apenas uma ferramenta para facilitar buscas na internet se tornou uma gigante que anexou outras grandes empresas em um conglomerado virtual. Além desse processo, foram criados outros mecanismos como o Google Maps (boa ajuda para localizar ruas e endereços) e o Google Earth (que mostra a visão aérea da Terra através de fotos tiradas por satélites) .
Todas estas criações, juntamente com o fato de ser uma empresa de internet, fazem com que a Google não tenha um grande capital físico. Seus ativos são outros, intangíveis, e o conhecimento é o mais importante.
Comemorações
A empresa anunciou nesta semana uma série de ações para comemorar seus dez anos. Entre elas está o projeto 10¹ºº que, na definição do Google é “um chamado por idéias para mudar o mundo, ajudando o maior número possível de pessoas". No site do projeto, além de um vídeo animação apresentando o projeto, o internauta encontra o slogan “Quantas pessoas a sua idéia pode ajudar?”. Como prêmio para a cinco melhores idéias, o gigante das buscas vai distribuir US$ 10 milhões para financiar as idéias.
Além disso, para os mais interessados na trajetória da empresa já está disponível uma linha do tempo com a história da empresa. Lá é possível encontrar curiosidades e dados estatísticos do crescimento do Google a cada ano. E para os saudosos, até mesmo as antigas paginas e logomarcas estão disponíveis. É entrar e conhecer.
Os últimos 10 anos
Não foi só o Google que apresentou enormes avanços nos últimos dez anos. Muita coisa relacionada às novas tecnologias mudou, outras tantas aconteceram. Objetos e costumes que temos hoje são bem diferentes do que tínhamos em 1998. Quer exemplos? Aí vão alguns:
MP3: que jovem vive hoje sem o seu MP3 player ou Ipod? Se há 10 anos era comum andar com walkman (muitas crianças nem devem saber o que é isso), agora carregamos em nossas bolsas (ou pescoços) gigas e gigas de informação! Músicas, vídeos e o que mais nossos pendrivers suportarem.
Celular: tudo bem, a invenção do celular tem mais de dez anos. Mas a popularização e o número de funções aumentaram indiscutivelmente.
Programas de download compartilhado: E-mule, Kazaa, Limewire... Eles revolucionaram a forma como consumimos música e até a forma de divulgar música! Problemas com pirataria à parte da discussão, temos que admitir que o acesso às músicas ficou muito mais fácil com eles!
Internet sem fio, VoiP, redes de relacionamento (Orkut, My Space), blogs, Twitter... Mas por que falar de todas essas tecnologias? Porque elas são contemporâneas do Google! E como foi possível montar essa lista? Procurando no Google!
De volta!
Há 12 anos
2 comentários:
Fatinha ia sentir muito orgulho desse seu texto todo ciberculturizado...você só esqueceu do Youtube que também é da Google e também tem tudo a ver com esse texto...
Uma futura RP entra em ação !
*Não tão futuro assim né Mari ? rs
Beijooos, ótima postagem !
Postar um comentário